Coleta Seletiva

Data: 29/12/2022

Descrição:

A Coleta Seletiva em Giruá

O município de Giruá conta com a coleta seletiva de lixo. Os resíduos são separados em úmidos (não recicláveis) e secos (recicláveis). Os resíduos úmidos são encaminhados para a CRVR - Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Giruá.

Em relação aos resíduos recicláveis, estes são encaminhados para central de triagem, operada pela Coopervida. O trabalho destes colaboradores acontece na etapa inicial da reciclagem, onde ocorre a separação dos materiais como plástico, papel, vidros, latas, garrafas, metal, isopor, entre outros, para posterior comercialização do material triado, e consecutivamente o resíduo não reciclável é encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos - CRVR.

Lixo úmido – Restos de frutas e  alimentos, erva mate, casca de ovo, papeis sanitários e guardanapos usados, pó de varrição, embalagens contaminadas, bitucas de cigarro, filtros de café usados, chicletes, palitos de dentes, carnes e ossos.

Lixo Seco – Plástico, papel, vidro, papelão, latas de bebidas e alimentos, garrafa pet, isopor, metal, alumínio, pvc e embalagens limpas em geral.

Procure se informar sobre os dias e horários da coleta de orgânicos e recicláveis na sua rua e coloque o lixo um pouco antes do caminhão passar.

Programa Municipal “ÓLEO NA PIA NÃO!”

O óleo de cozinha pode ser entregue no seguinte ponto de recolhimento

- Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Rua Independência, 101)

A coleta é feita em parceria com uma empresa juntamente com o governo municipal em gestão, e em contra partida a empresa faz a doação de barras de sabão para famílias carentes do município.

Coleta de Resíduos Eletrônico

Anualmente, a Prefeitura Municipal de Giruá promove a coleta de resíduos eletrônicos, estes resíduos não devem ser descartados juntamente com os rejeitos devido as suas características químicas que podem contaminar o solo.

Guarde os eletroeletrônicos e linha branca (geladeira,fogão,micro-ondas, condicionadores de ar, lavadoras, etc.) e descarte nas campanhas que acontecem todos os anos.

Coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

A coleta é realizada pela Central de recolhimento de resíduos de embalagens vazias de agrotóxicos (Jerivá). Obrigatório pela Lei Federal n° 9.974/00, a responsabilidade do descarte de embalagens de agrotóxicos é de todos que fazem parte da cadeia de produção e utilização, ou seja, o comércio que realiza a venda e os agricultores que utilizam defensivos agrícolas na produção rural necessitam fazer o uso reverso das embalagens, evitando depositar em lugares inadequados.